quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Campanha A VALE É NOSSA!!! Oposição organiza Plebiscito na UnB


Envolvendo 80 mil voluntários em todo o país, de 01 a 09 de setembro, diversos movimentos sociais, estudantis e sindicais organizaram uma campanha que questionava a privatização da Companhia Vale do Rio Doce.
"Foram mais de 35 mil urnas espalhadas nos 27 Estados brasileiros. Mais de 80 mil voluntários em todo o Brasil que participaram como mesários, debatedores e outras tarefas. E a expectativa é que mais de 6 milhões de pessoas tenham dado seu voto, questionando a privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), mineradora brasileira vendida pelos parcos R$ 3,3 bilhões em 1997, quando seu valor era estimado em mais de R$ 92 bilhões."*
O plebiscito contou com 4 perguntas que tinham como objetivo principal fazer a discussão política com a população. A primeira pergunta questionava se a Companhia Vale do Rio Doce deveria continuar na mãos do capital privado. As três perguntas seguintes se referiam cada uma ao pagamento das dívidas interna e externa, a tarifa de energia e por fim , a reforma da previdência. Algumas regiões trabalharam com uma quinta pergunta abordando questões específicas.
Na Unb foram mais de 3.500 votos. O plebiscito com as 4 perguntas foi organizado pelo coletivo NADA SERÁ COMO ANTES – Oposição ao DCE-UnB e pela oposição do SINTFUB.
A urna localizada no Ceubinho, organizada pelo coletivo NADA SERÁ COMO ANTES, contou com mais de 900 votos e foi um importante espaço para o debate com os estudantes e comunidade Universitária. Já a atual gestão DCE-UnB "pára todos" mais uma vez não se organizou, nem ao menos mobilizou os estudantes.
No dia 7 de setembro a campanha também contou com conjunto das manifestações do 13° Grito dos Excluídos que reuniu em todo o País pelo menos 212 mil pessoas que levaram o tema "Isto Não Vale! Queremos Participação no Destino da Nação" . Em Brasília foi realizada uma marcha com mais de mil pessoas que denunciaram todo o processo de privatização da Vale. O coletivo NADA SERÁ COMO ANTES mais uma vez marcou presença e foi representado pelas falas das/dos estudantes Luiza Oliveira (Sociologia), Karla Gamba (Artes Cênicas) e Fabio Felix (Serviço Social). O DCE-UnB (já não é mais novidade) nem apareceu!!!
A tarefa agora fica com os comitês estaduais que estarão contabilizando os votos para que no dia 25/09 os resultados sejam entregues aos três poderes, além do Superior Tribunal de Justiça em Brasília.
*http://www.avaleenossa.org.br/destaque.asp?id=74&acao=show
Saiba mais: http://www.avaleenossa.org.br/

Catharina Lincoln - História UnB

Nenhum comentário: